Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como organizar as roupas das crianças

Crianças crescem muito rápido, mas uma dúvida que atormenta a maioria das mães diz respeito ao sistema de organização das roupas, praticamente desde a montagem do enxoval. Qual a melhor maneira de guardar? E como armazenar o que não está em uso? Confira algumas dicas para organizar melhor o guarda-roupa do seu filhote.


Durante a gravidez

O ideal é guardar dentro da própria embalagem e, no meio do terceiro trimestre, lavar, passar e guardar todas as roupas RN e P dentro da cômoda do bebê. Eu preferi uma cômoda pois assim me organizo melhor. Uso uma gaveta para cada tipo de peça: a primeira para bodies (os de manga comprida atrás e os de manga curta na frente), a segunda para calças (calças grossas atrás, calças finas e shorts na frente) e meias, a terceira para roupas de frio (se o seu filho for nascer no frio como o meu) e a quarta para macacãos (de plush atrás e de algodão na frente).

As roupas de cama e banho eu guardei em baús de plástico hermeticamente fechados:
Tenho dois baús desse que ficam embaixo do berço. Algumas pessoas preferem cestos de vime, mas eu acho que empoeiram com mais facilidade.
Recém-nascido

Além da organização acima, guardei o restante das roupinhas (M, G e assim por diante) em uma caixa de plástico (veja abaixo), pois assim ia lavando e substituindo nas gavetas à medida que o bebê fosse precisando.
Essa caixa plástica pode ser encontrada facilmente em grandes supermercados e lojas de materiais para casa e construção. Eu usei somente uma no início, pois cabiam todas as roupas.
Quando uma roupa não servia mais, eu separava em uma caixa para doação:
Esse modelo de caixa de papelão pode ser encontrado com muita facilidade também. Quando ficava cheia, eu doava.
É claro que eu quis guardar algumas roupas de recordação, então para isso eu comprei uma segunda caixa plástica igual à que mostrei mais para cima. Essa caixa fica na parte de cima do meu guarda-roupa.

À medida que meu filho ia crescendo, eu abria espaço nas gavetas para as roupas maiores, que ia lavando semanalmente. Uma vez por semana, eu fazia uma vistoria nas roupinhas, separando o que não servia mais e colocando o que já podia ser usado. Isso evitou o acúmulo de roupas pequenas e o cheiro de roupa guardada em roupas maiores, que eu só guardava na cômoda quando ele fosse realmente usar (e depois de lavadas, claro).

Bebê

Atualmente, mantenho a organização na cômoda, mas agora ela está assim: na primeira gaveta, camisetas (de manga comprida atrás e manga curta na frente, incluindo regatas); na segunda, calças (de moletom e jeans atrás, mais leves e shorts na frente) e meias; na terceira, casacos e moletons; e na quarta, os últimos macacãos e jardineiras.

Em vez da revisão semanal, faço mensalmente.

Crianças

Meu filho ainda é pequeno, mas a sugestão para a organização de roupas maiores continua a mesma. Eu separaria uma gaveta para roupas da escola.

Rotina de lavanderia

Quando meu filho era recém-nascido, eu lavava suas roupas de duas a três vezes por semana. Atualmente, lavo somente uma vez por semana. O importante é identificar a necessidade de cada família e utilizar a carga máxima da lavadora. Certamente, crianças que vão à escola sujam mais roupas e precisam de uma lavagem com frequência maior. Avalie seu caso e organize-se.

Para recolher a roupa suja, mantenho um cesto de roupas no quarto.

5 comentários:

  1. Muito legal Thaís.

    MUITAS destas dicas que você deu aqui, por coincidência, também fiz e continuo fazendo. Acho as caixas plásticas extremamente uteis, além do ambiente ficar organizado, também fica limpo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais,

    Adorei o Mãe Organizada tenho um blog de organização wwww.blogtudonolugar.blospot.com e semana passada me juntei a uma amiga que foi mãe a 50 dias para fazer-mos um post sobre como organizar a Bolsa e passeio do bebê. Vejo que com o dia das mães se aproximando, o tema mãe está em foco! Se quiser, depois terei imenso prazer em plubicar um post seu, já que o foco do meu blog e reunir dicas de organização!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!!
    Eu precisava mesmo de umas idéias pois tenho dois pequenos e fico quase louca com a organização das roupas deles!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  4. Thais,

    Ao invés de guardar roupas de nossos filhos, deveríamos ter um lugar para troca-las. Estive nos US durante 3 meses na casa de meu pai e algumas de suas filhas (de outro casamento) trocam roupas de crianças em um site de troca. "Thredup". Ontem estive olhando se tem algo parecido no Brasil e para a nossa sorte, estão criando um aqui no Brasil mas ainda não está no ar. Já me cadastrei. VAmos ver quando ele começam a operar. Se quiser dar uma olhada,
    BOXKIDS - Crianças Crescem, roupas não.
    http://www.boxkids.com.br

    ResponderExcluir
  5. Thaís, adorei seu post sobre organização das roupinhas do bebê. Acabei compartilhando-o também no meu blog. Dê uma olhada:
    http://macetesdemae.blogspot.com.br/2012/04/como-guardar-e-organizar-o-enxoval-do.html
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Shirley Hilgert
    Blog Macetes de Mãe

    ResponderExcluir