Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

8 razões pelas quais sua produtividade pode estar baixa


Como mães, nós estamos sempre indo e vindo. Se você acha que nunca tem tempo para nada, é hora de parar alguns segundos e analisar a situação. Pode ser que você esteja:

  1. Ocupada, e não produtiva, porque existe uma enorme diferença entre as duas ações. Você pode estar ocupada com algo que não é prioridade ou cuidando de algo que foi fruto da falta de planejamento. Quando você aproveita bem o seu tempo, não está ocupada, e sim produtiva. Garanta que você está tirando o melhor proveito do seu tempo o tempo todo!
  2. Se comparando com outras mães, o que nunca leva a nada. O maior clichê dos livros de auto-ajuda é: "ninguém é igual a ninguém". E por quê? Porque é verdade! Você deve encontrar o seu ritmo e o seu limite, além de saber o que é importante para você.
  3. Deixando de implementar o que já aprendeu lendo livros de organização e seguindo blogs como este. Se você descobriu uma maneira de facilitar as coisas, então faça!
  4. Buscando a perfeição. Preciso dizer que ninguém é perfeita? Eu tinha um chefe que dizia que "o ótimo é inimigo do bom", e você sabe o que isso significa? Que às vezes nos prendemos tanto ao ideal que perdemos tempo demais com o que é insignificante. Faça o que tem que ser feito da melhor forma possível, mas não se cobre demais nem perca tempo com bobagem.
  5. Fazendo coisas demais. Ok, todas nós precisamos trabalhar, cuidar da casa, da família e temos nossos projetos pessoais. Mas talvez pode ser que uma coisa ou outra possa ser deixada para depois. Será que ficar até mais tarde no trabalho é mais importante que dar banho no seu filho, chegando em casa mais cedo? Será que é realmente a hora de começar aquelas aulas de kung fu que você queria fazer antes de engravidar? Vá com calma e planeje melhor a sua vida para não ficar super atarefada, o que gerará estresse e diminuirá a sua qualidade de vida.
  6. Abraçando o mundo em vez de delegar algumas tarefas. Você não precisa fazer tudo! O que puder ser feito por outra pessoa, deve ser feito por ela. Se resolver problemas dos outros tem te deixado maluca, é hora de colocar a turma toda em ordem.
  7. Com dificuldades para dizer "não". Sim, eu sei que queremos agradar todo mundo e, por isso, aceitamos resolver pepinos e ter mais tarefas no dia-a-dia. Mas precisamos ter em mente (sempre) o que é prioridade para a gente e dizer não quando for necessário. Se você recebeu um convite para uma peça incrível no sábado, bem depois do jogo de futebol do seu filho, será que vale a pena o estresse de sair correndo de um evento para o outro? Será que vale a pena aceitar um trabalho extra que tomará todas as suas noites? Aprenda a dizer não e diminua sensivelmente a quantidade de coisas que terá para fazer.
  8. Deixando de cuidar de si mesma. Cá entre nós: toda mãe merece ser mimada. Assuma a autonomia nesse caso e faça as coisas por você: cuide do cabelo, faça as unhas, depile-se, compre cremes gostosos, tome um banho gostoso sempre que puder, veja um filme etc. Eu já sei o que você vai me dizer: que não tem tempo. Ninguém tem tempo hoje em dia! O segredo está em arranjar esse tempinho como se fosse um compromisso de negócios, mas com você mesma. Tenho certeza que há um lugarzinho na agenda para você se sentir melhor, e isso definitivamente fará diferença na sua vida.
E você, se sente culpada por não estar produzindo muito ultimamente? O que você tem a dizer a respeito?

9 comentários:

  1. Adorei seu blog!!!!Já seguia o outro e gosto muito, esse então é maravilhoso. Menina eu não consigo seguir uma rotina sabe... sei lá pq, mais não consigo, tem dias que minha vida tá um caos.. kkkk af...Encontrei dicas ótimas aqui com vc, vou colocar em prática já!
    bj e obg

    ResponderExcluir
  2. Thaís,você é pessoa que preciso para escrever no Espaço 4 Mulher, se topar por favor envie um e-mail para: rlito1garofle@gmail.com

    Adoro seus blogs e suas dicas, está de parabéns!

    Att
    Roberta Lito
    www.chocolitos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Thaís, parabéns pelo blog! Bjs
    Vera Ferraz

    ResponderExcluir
  4. Thais, acompanho faz tempo o VO e o songs for Paul...vc tem outros sites/blogs?

    ResponderExcluir
  5. Jane, estou centralizando todos no Portal da Maternidade: www.portaldamaternidade.com, mas você pode me acompanhar também pelo Twitter: @thais

    ResponderExcluir
  6. geeeeeeeente que blog máximo!!! já to linkando lá para nao perder nadinha, muito boas as dicas, amei!!!

    ResponderExcluir
  7. este blog é tudo que eu precisava!
    tb to linkando pra não me desorganizar mais!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sou leitora do Vida Organizada e vim espiar teu novo espaço. Tá lindo, muito bom. Não sou mãe ainda, mas me identifique totalmente com muitos itens, especialmente o 3. Me interesso muito por organização, leio blogs, queria muito ter uma rotina e um espaço mais organizado. Falta alguma coisa, um empurrão, um estalo, um pontapé, falta força de vontade pra criar hábitos organizados. Estou trabalhando nisso e você já tá me ajudando muito.
    bjs

    ResponderExcluir