Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Você odeia limpar a casa?

Pode ser porque você deixa acumular e quer resolver todo o problema de uma só uma vez. Sua casa não ficou bagunçada da noite para o dia e não ficará organizada da mesma forma. Se você fizer um pouco por dia, tudo ficará mais simples.

Pegue um papel e faça uma lista de tudo o que você precisa limpar diariamente, senão sua casa fica um caos. Você pode inserir nessa lista: lavar a louça, lavar a roupa das crianças, limpar a pia do banheiro e assim por diante. Cada casa tem suas especificidades, mas atenha-se ao essencial. Não coloque "lavar o chão da cozinha" se você nunca faz isso. Mantenha essa lista sempre à vista para não se esquecer de nada.

Sempre que puder, resolva um item da lista. Você pode lavar a louça em 15 minutos, por exemplo. Se parar para pensar, você verá que a maioria das suas tarefas pode ser resolvida em 15 minutos. Fazendo de pouco em pouco, ao longo do dia você vai fazendo tudo.

Tendo uma rotina diária básica, com tarefas rápidas, fica mais fácil manter sua casa minimamente limpa e organizada no dia-a-dia. Quando você tiver uma tarefa maior, como lavar a garagem, por exemplo, deixe para o dia que você normalmente usaria para limpar a casa inteira.

O verdadeiro segredo da casa organizada é limpá-la um pouquinho todos os dias, de modo que você nunca precisará ter um dia inteiro dedicado à faxina - que, vamos combinar, é uma
pressão tremenda. Mesmo que você faça o trabalho pesado em um dia da semana, você não precisa, se fizer um pouco por dia.

2 comentários:

  1. Nossa, como tudo que comentou é verdade. Muitas vezes eu fico pensando "como vou dar um jeito em tudo isso? Meu Deus, help" e você descreveu de forma prática e simples, basta inserirmos estas pequenas mudanças no cotidiano que farão uma grande diferença no futuro. Adorei, para mim não adianta querer fazer tudo de uma vez que ai sim fica bem mais difícil. Vou usar a sua dica, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que dê certo, Ana Cláudia! Tudo é questão de hábito e adaptação. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir