Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

O princípio do caos

Foi muito difícil, como é para todas as mães, quando o meu filho nasceu. Apesar de termos nos preparado lendo pilhas de livros e pesquisando na internet, nada se compara ao impacto que é ter um bebê dependente de você 24 horas por dia. E eu, que sempre fui organizada, tomei verdadeiramente um choque: como uma pessoinha poderia bagunçar tanta coisa na minha vida?

Mantive uma rotina simples de abastecimento de fraldas no trocador, estoque de algodão, garrafa térmica sempre cheia e roupas limpas. Porém, o mais importante ninguém havia me dito: por mais organizada que qualquer pessoa seja, precisará de ajuda. Independente das suas condições financeiras, qualquer ajuda é fundamental. Se você pode ter uma babá e uma empregada, tenha. Se a sua mãe puder ficar alguns dias com você, aceite. Se a única opção é o seu marido, coloque-o para trabalhar. Toda ajuda é bem-vinda, nem que seja para você passar alguns minutinhos a mais no chuveiro ou simplesmente deitada olhando para o teto, descansando (acredite, faz diferença!).

Algumas dicas que eu posso dar para quem tem um bebê recém-nascido em casa ou está grávida são as seguintes:

* Tenha estoque de tudo para as primeiras duas semanas, no mínimo. Isso vale para fraldas, itens do bebê, comida, roupas, cosméticos seus e outros itens da despensa. Ou você espera poder sair para comprar shampoo e papel higiênico nos primeiros dias?

* Deixe porções de comida congeladas no freezer para pelo menos as duas primeiras semanas. Acredite: você não terá tempo - nem pique - para cozinhar. Faça isso ainda durante a gravidez. Se o seu filho já nasceu, considere comprar comida durante esse período, ou peça para alguém trazer para você.

* O fundamental desse começo é você ter ajuda. Delegue tudo o que puder ser delegado. Converse com quem vai te ajudar antes do parto, para não se preocupar depois. O que essa pessoa (ou mais de uma) pode fazer por você: preparar comida, lavar suas roupas e as do bebê, trocar as lixeiras, limpar a casa, trocar as fraldas e dar banho no bebê.

* Compre roupas a mais quando fizer o enxoval, para precisar lavar menos. Roupas para o bebê e para você também. Absorventes para seios ajudam a não sujar tantas blusas.

* Quando se sentir bem disposta, deixe tudo limpinho: quarto, berço, mamadeiras. Não se preocupe com a casa inteira agora - somente com o que for relacionado a você e ao bebê. Todo o resto pode esperar. Se você puder ter uma empregada, ótimo! Facilitará muito.

* Use os momentos de boa disposição do dia para ir colocando ordem em tudo. Se estiver cansada, não faça nada - só descanse. Mesmo se você trabalha em casa, respeite o resguardo. Passa rápido.

* Tenha na agenda as datas de vacinação e das consultas no pediatra. Mantenha uma pasta com todos os documentos necessários para quando for em consultas médicas, incluindo exames e carteira de vacinação. Uma pasta com divisórias é a melhor opção.

* Organize o horário de visitas para que a sua casa não vire uma bagunça. Peça para alguém tomar conta disso para você. Eu preferi não receber muitas visitas no início e foi a melhor coisa que aconteceu, pois aproveitava qualquer minuto livre para descansar.

* Como você pode organizar a amamentação? Deixando em mãos o que você precisará durante as mamadas. Eu deixava sempre um pano de boca limpo e uma garrafa de água cheia, porque amamentar dá muita sede.

* Se por algum motivo seu bebê precisar tomar leite artificial, aproveite para dividir as tarefas com o pai do bebê, sua mãe ou alguma outra pessoa disposta a ajudar. Uma mamada que você descanse já faz muita diferença na sua recuperação. Se estiver dando leite artificial, deixe tudo pronto para a madrugada ser mais tranquila: mamadeiras limpas e esterilizadas, panos de boca, água quente na garrafa térmica e porções do leite em pó separadas.

* Quando ele começar a fazer bastante cocô, é bom dar dois banhos por dia - um de manhã e outro no começo da noite, para o ritual do sono. O segredo é ter tudo em mãos antes de começar: toalha, fralda limpa, roupa, pomada, escova, frascos abertos e o que mais você quiser usar. Deixe para limpar e guardar tudo somente depois que o bebê dormir.

* Para a troca de fraldas, mesma coisa: mantenha tudo à mão. Trocador livre de tralhas, estoque de fraldas limpas, garrafa térmica com água quente, pote com bastante algodão. Eu comecei a usar lenços umedecidos somente quando ele tinha um mês de idade, mas mesmo assim fiz um teste para ver se ele não tinha nenhuma reação alérgica. Não teve, então passei a usar.

* Seu bebê não sabe o que é um dia de 24h, mas você pode ir ensinando a ele o que é dia e o que é noite. Escureceu, é hora de dormir. Inicie o ritual do sono dando banho, amamentando-o e colocando-o no berço. Deixe-o acordar quando estiver com fome (a não ser por recomendação médica de acordar em intervalos regulares). Quando ele acordar, não acenda a luz nem tire-o do quarto. Dê de mamar ali mesmo, no máximo com a luz de um abajour. Só troque a fralda se tiver feito cocô. Não estimule o bebê. Beije, dê carinho, mas não seja divertida. E coloque-o novamente para dormir. Não o deixe dormir mais de 2h por soneca durante o dia. Essa é uma das diferenças do dia para a noite: de dia, você o acorda. De noite, não (a não ser por recomendação médica).

* É o clichê das dicas, mas durma quando ele dormir. Só assim você conseguirá descansar.

Apesar do aumento radical de tarefas quando o bebê chega em casa, nada é mais importante de organizar que o nosso psicológico. A vida que tínhamos antes de o bebê nascer não existe mais. O quanto antes aceitarmos este fato, mais fácil será. Pense em novas soluções, novas rotinas e esqueça por enquanto qualquer atividade não relacionada ao bebê - pelo menos, até quando puder. Pois estar com ele no início, criar as bases, é o ensinamento mais importante para colher os frutos lá na frente. Também é desnecessário dizer que, apesar de cansativo, você sentirá saudades, então aproveite cada minuto com ele - esses, sem olhar no relógio.

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, Thais. São maravilhosas!!! Vou colocar o link em um post para minhas amiga lerem!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!
    Passei para conhecer o blog e me encantei. Tantas dicassuper preciosas, agora voltarei sempre!
    Obrigada por compartilhar essas diquinhas e ajudar as mamães de primeira viagem como eu!
    Beijos
    Isabela Kastrup
    Blog Arrumadíssimo

    ResponderExcluir