Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os 6 segredos da mãe organizada

  1. Disciplina economiza tempo. Sim, é mais fácil colocar o bebê para dormir na cadeirinha do carro, com o mesmo em movimento, mas será que é realmente a situação ideal? Futuramente, será que você não precisará reverter esse hábito e fazer a coisa certa? Discipline-se desde o início para não ter que perder tempo depois. O mesmo vale para rotinas.
  2. Tenha um lugar para tudo. Todos os objetos de sua casa devem ter seus próprios lugares. Se não há espaço para guardar o necessário, é porque está na hora de uma faxina geral: doar ou jogar fora. Você nunca sabe onde estão as suas chaves? Pense em soluções - um chaveiro perto da porta de entrada, talvez? Mantendo tudo no lugar certo sempre (aqui entra a disciplina novamente), você nunca perderá tempo procurando.
  3. Tenha esquemas. Se você sabe que seus filhos precisarão de lanches a semana toda, por que prepará-los somente de manhã, antes de irem para a escola? Você já pode fazer um dia antes. O mesmo vale para as roupas. Veja o que funciona para você e sua família e simplifique o máximo que puder.
  4. Delegue tarefas que você não pode (ou não quer) fazer. Se seus filhos são maiores, eles podem ajudar com a casa. O seu marido também. E a sua mãe. Há sempre mais gente que pode fazer algumas coisas, nem que você pague por isso! Quando a situação aperta e você tem condições, certamente vale a pena.
  5. Não se estresse com o jantar. Planeje o cardápio da semana um dia antes de sair às compras e faça tudo de acordo. Perder tempo todos os dias pensando no que vai cozinhar, enquanto as crianças aterrorizam na sala e o bebê precisa ser amamentado, é tudo menos produtivo. Planejando com antecedência, você não perderá mais que 1h com todo o processo. E nem preciso dizer que pratos complicados devem ser eliminados ou reservados a dias especiais, raros e quando tem alguém por perto para ajudar.
  6. O importante é a família - o resto é resto. Sua prioridade são seus filhos e seu marido e sua vida deve ser guiada por suas necessidades (inclui você!). Portanto, não se estresse se seu filho não quiser usar um casaco naquele dia particularmente frio. Se ele estiver congelando, ele deixará claro. Saiba que brigas comprar - e quais não comprar - e mude a sua vida. Foque no essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário