Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Estabeleça rotinas para simplificar



Ter uma rotina pode parecer um tédio para quem vive uma vida cheia de aventuras, mas as mães conhecem a importância de uma para manter a vida mais tranquila e em ordem. Especialistas também são unânimes com relação aos benefícios de uma rotina para orientar a vida das crianças. Confira algumas dicas práticas para fazer as coisas acontecerem.

1. Esforce-se


É difícil para todo mundo ter uma rotina, mas você precisa se esforçar para não cair na preguiça. Aproveite sempre seu tempo livre para cuidar de algo que esteja pendente em casa, a menos que você esteja realmente exausta e precise descansar. Aliás, descansar é um compromisso tão importante quanto qualquer outro, mas é fundamental não ser o único a ser cumprido! Ter listas pode ajudá-la a manter sob controle o que precisa ser feito. Você pode criar uma lista com as tarefas diárias, outra com as semanais (dias do lixeiro, por exemplo), outra com as mensais etc.

2. Comece certo pela manhã


Realmente não faz diferença dormir 10 minutinhos a mais, apesar de sempre acharmos que sim. portanto, se sua manhã está um caos, acorde mais cedo e faça tudo com um pouco menos de pressa. Preparar algumas coisas na noite anterior também ajuda, como por exemplo: a roupa que você vai vestir, a das crianças, suas mochilas para a escola, sua bolsa etc. A melhor dica que eu posso te dar é: identifique o problema e encontre uma solução adequada. Se você sempre se atrasa porque precisa tomar banho, veja se não vale mais a pena tomar banho antes de dormir, ou então acordar mais cedo. Faça a lista de cada tarefas a ser feita pela manhã, calcule quanto tempo demora em cada uma delas, acrescenta 15 minutos extras e pronto! Esse é o tempo que precisa ter pela manhã. Faça as contas e veja a que horas precisa acordar.

3. Termine o dia de forma correta também


Guarde o que estiver fora do lugar, descanse, tome um bom banho para relaxar, lave a louça, prepare as roupas para a amanhã seguinte, leia um bom livro e durma. a dica aqui é: é sempre melhor preparar tudo quando ainda está acordada (e lúcida) que perder tempo pela manhã.

Lembre-se que não existe mãe perfeita. Você deve procurar ser boa o suficiente no seu dia-a-dia para fazer o melhor pela sua família, o que inclui você. Mas sem piração. Ter uma rotina só te proporciona tempo para pensar em coisas mais importantes e realizá-las, que é o que todas nós queremos.

2 comentários:

  1. Adorei esse texto obrigada me ajudou a me incentivar a estar sempre organizando minha rotina um dia antes.

    ResponderExcluir
  2. Já sou fã do seu blog Vida Organizada e agora acabei de encontrar este! Através do outro blog já sigo muitas das suas dicas e esta, de encontrar uma rotina, foi super importante.. Uma listinha com o que há para fazer em cada dia foi indispensável e a minha vida tornou-se muito mais organizada e tranquila. Ê que a chegada da minha bebé alterou tudo e estas pequenas dicas foram essenciais!

    ResponderExcluir