Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você está vivendo no caos?

Desde que seu bebê chegou você se sente exausta, cansada e sem pique? Esperando que algum milagre aconteça? Não se preocupe. Todas nós nos sentimos assim pelo menos uma vez desde que nos tornamos mães. Mas o que fazer para melhorar essa situação e saber aproveitar o tempo a seu favor?

Toda mulher, depois que se torna mãe, vira uma pessoa muito ocupada. Trabalhamos, temos blogs, filhos, estudos, rotina doméstica, igreja e tantas outras atividades. Algumas pessoas comentam comigo: "mas você sempre parece tão calma e tem tempo para tudo!", como se fosse uma dádiva do universo nascer com um dom para organização. Deixem-me contar um segredo: eu não sou organizada naturalmente! A organização não é algo que faz parte de você, mas um exercício de vigilância contínua. Se eu permitir, a bagunça volta em um instante. E não é a mesma coisa com relação à educação de nossos filhos, dietas alimentares ou postura profissional? Precisamos sempre estar atentas para a coisa toda continuar nos eixos.

Uma atitude fundamental para se tornar uma pessoa organizada é parar de reclamar que não tem tempo. Qualquer pessoa com uma convivência social mínima, ainda mais com filhos, tem muitas tarefas e compromissos hoje em dia. Ser organizado, então, é colocar ordem no caos. Preste atenção no que eu vou te dizer agora: se você é daquelas pessoas que reclamam o tempo todo da falta de tempo, você só vai irritar as pessoas. Se analisarmos, ninguém "tem tempo". Porém, o que diferencia as pessoas que dizem não ter tempo das que são organizadas é que estas têm prioridades e sabem viver com efetividade. Se você não tem tempo para encontrar sua amiga de infância que não vê há anos, inconscientemente está dizendo a ela que você não se importa. E a mensagem será entendida claramente.

Aceite um conselho meu para daqui em diante: acalme-se um pouco. Em vez de pensar na quantidade abissal de tarefas a serem feitas, pegue a primeira da lista e resolva. Faça uma coisa de cada vez e, em breve, terá feito tudo o que precisa. Será necessário eliminar algumas tarefas que não são prioridade. Aí está! Ser organizada também demanda saber dizer não! E, com algumas poucas dicas, a tranquilidade pode voltar a reinar em sua casa - ou chegar agora.

Espero que este blog auxilie toda mãe que, por ser de primeira viagem, viu sua vida de antes ir embora sem perspectiva de volta. Ou a mãe de quatro filhos que não consegue encontrar tempo para tomar um banho relaxante no final do dia. Ou você, que está grávida e não sabe por onde começar o enxoval. Tentarei falar aos pouquinhos de todas as situações que, com algumas dicas de organização, podem se tornar muito mais fáceis de serem enfrentadas.

Faça parte da página no Facebook e cadastre o RSS para receber as atualizações do blog.

5 comentários:

  1. Thais,
    Estar sempre atenta por vezes deixa a gente exausta...
    Ainda mais com filho pequeno, marido, casa e toda a "equipe" que vem junto com isso...
    De fato, não sei onde vc ainda tira tempo para escrever tão bem assim e em tantos blogs.
    Vc está de parabéns!! Grande exemplo a ser seguido (...mas eu não sei se consigo).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a idéia do blog Thais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Thais,

    Tenho 3 filhos... então as palavras de ordem para que tudo funcione sem estresse são organização e disciplina! Mas muitas vezes algo que parece simples, fácil e óbvio foge do controle... e aí já viu... vira o caos!! A luta muitas vezes é diária e a "lição" deve ser "estudada" todo dia... por isso adorei seu novo blog (já sou seguidora do vida organizada..rs) e vou seguí-lo também!! Você dá dicas ótimas!! Parabéns!!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a sua pergunta: SIM!!!
    Simplesmente eu não consigo mais me organizar... e pra ajudar eu não sei como, mas depois do nascimento do Bruno eu me tornei a pessoa mais lenta da face da terra!!!
    Antes eu conseguia fazer 2 ou 3 tarefas ao mesmo tempo. Hoje nem pensar.
    A minha casa está um verdadeiro caos... hoje eu e meu esposo conversamos muito sobre isso e quem sabe com mais ajuda dele as coisas não ficam melhores.
    Bjos.

    *PS: O que aconteceu com os blogs do povo? Simplesmente todo mundo está privando tudo?
    Foi o Natal?!!?rsrsrsrs*

    ResponderExcluir
  5. Thaís, estou grávida de 6 meses e sempre acompanho o Songs for Paul. Gostei dessa sua idéia, pois eu realmente preciso me organizar ou melhor, aprender a me organizar pra que, depois que o Noah nascer, minha vida não fique um caos, né?! Então, tô aqui te seguindo e esperando novos posts. Bjsss

    ResponderExcluir